Jornal do Commercio

No Douro, a Maria Izabel aposta no contemporâ­neo

- FERNANDO CASTILHO

Oempresári­o João Carlos Paes Mendonça costuma dizer que virou produtor de vinho em Portugal, junto com o irmão Reginaldo, por acaso. Quando decidiu estabelece­r uma morada em Lisboa, em 2009, o objetivo era o de ter um ponto de apoio para poder conhecer melhor a Europa a partir de Portugal, além de descansar.

De fato, como líder do setor de supermerca­do por décadas, ele já esteve na Europa ao menos 50 vezes. Mas sempre a negócios. Foi um período em que visitou as empresas líderes do setor de cada país, participan­do de eventos do segmento, congressos e feiras internacio­nais sem muito tempo para “arruar pelas belas cidades dos diversos países” relembra hoje João Carlos.

VIAGENS DE TRABALHO

“Nessa época, não havia Internet e o empresário que desejasse se manter atualizado tinha que ver tudo de forma presencial. Fiz isso na Europa e nos Estados Unidos, mas sempre para ver o que tinha de novo no setor, numa espécie de bate volta internacio­nal”, lembra.

A venda da rede Bompreço,saindo da rotina acelerada de acompanhar aquela que chegou a ser a terceira maior rede de supermerca­dos do País, a nova operação concentrad­a em shopping, lhe possibilit­aram ter mais tempo para viajar. E ele decidiu ter um endereço em Lisboa.

Ele conheceu mais de perto a região do Douro, passou a frequentá-la com assiduidad­e, até que um amigo português lhe apresentou uma proposta de aquisição de uma quinta, localizada do distrito de Folgosa (Portugal), cujo dono faleceu após estruturá-la como vinícola, sem sequer degustar sua primeira colheita como empresa. Nasceu a Maria Izabel, numa homenagem às mulheres do Brasil e de Portugal.

NASCE A MARIA IZABEL

Menos de uma década depois, a empresa virou um negócio estruturad­o, moderno e que se incorporou dentro do movimento de renovação da atividade vinícola da região. O Douro Contemporâ­neo tem um perfil de produção marcado pela inovação no campo, sustentabi­lidade, rigor na produção industrial, atenção na guarda da produção e criativida­des de novos produtos com a caracterís­tica de vinhos pouco alcalinos mais agradáveis ao paladar.

A Maria Izabel tem hoje 140 hectares, dos quais 80 estão plantados com vinhas de, ao menos 17 castas, e mais 14 hectares de oliveiras, depois que a empresa decidiu entrar no ramo de azeites de alto padrão. Ela está numa propriedad­e com altitude entre 200 e 680 metros ao nível do mar, voltada para o Rio Douro na margem (E). João Carlos se uniu ao enólogo Dirk Niepoort, reconhecid­o como um dos mais criativos estruturad­ores de vinhos da Europa.

Segundo o diretor geral e de marketing da Maria Izabel, Thiago Dias Silva, a empresa que, em 2016, produziu pouco mais de 50 mil garrafas, chegou às 300 mil unidades na safra de 2022.

NOVOS PRODUTOS

Ele oferece um total de 17 rótulos de vinhos de qualidade onde alguns chegam aos 95 euros, caso do Sublime, um branco estruturad­o com castas selecionad­as e que teve a consultori­a de Dirk Niepoort consultor da empresa construiu um relacionam­ento profission­al e afetivo com a Maria Izabel e com o empresário que dura até hoje.

Como exige a legislação do Douro, toda quinta da região precisa produzir, ao menos, um rótulo de Porto de modo a preservar a tradição e marca de um produto que virou sinônimo de Portugal. As empresas, entretanto, podem vender parte de sua produção de uvas para grandes produtores, donos de marcas tradiciona­is no mercado internacio­nal.

 ?? ?? A Maria Izabel tem 140 hectares. Em 80 estão vinhas de 17 castas akém de 14 hectares de oliveiras.
A Maria Izabel tem 140 hectares. Em 80 estão vinhas de 17 castas akém de 14 hectares de oliveiras.
 ?? ?? Diretor geral da Maria Izabel, Thiago Dias Silva.
Diretor geral da Maria Izabel, Thiago Dias Silva.
 ?? ?? Casa-sede da Quinta Maria Izabel no Douro, Portugal
Casa-sede da Quinta Maria Izabel no Douro, Portugal
 ?? ?? O empresário Joao Carlos Paes Mendonça na Quinta Maria Izabel.
O empresário Joao Carlos Paes Mendonça na Quinta Maria Izabel.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil