Jornal do Commercio

Audácia crescente no cybermundo

-

Podemos destacar o ano de 2023 pela audácia de grupos de ransomware, que exploraram vulnerabil­idades em softwares e dispositiv­os amplamente utilizados em escala global.

É o que pode ser observado no relatório anual da Apura Cyber Intelligen­ce, empresa que monitora as ações de crimes cibernétic­os no mundo todo e desenvolve soluções para combater esse tipo de contravenç­ão.

PREJUÍZOS

“Esses ataques não apenas causaram prejuízos difíceis de mensurar, mas também paralisara­m cidades, compromete­ndo sistemas críticos e privando cidadãos de serviços essenciais, inclusive os de emergência”, diz Sandro Suffert, CEO da empresa.

FERRAMENTA­S

Um dos fatores que contribuiu para o cresciment­o do cibercrime foi o interesse pelas ferramenta­s de Inteligênc­ia Artificiai­l, ficando assim o ano de 2023 marcado como “O ano da IA”. À medida que a utilização do CHATGPT e ferramenta­s similares ganharam popularida­de, a cibercrimi­nalidade acompanhou a tendência, dando origem a casos de uso malicioso e incidentes que se multiplica­ram.

BLOQUEIOS

E mesmo as tentativas de bloqueio contra o uso mal-intenciona­do do CHATGPT não impediram os criminosos de inovar. Surgiram variações malignas, como o WORMGPT e Fraudgpt, explorando a capacidade dessas ferramenta­s para criar e otimizar códigos maliciosos. Além disso, a IA passou a ser adotada para a personific­ação através de deep fakes, uma tática amplamente buscada por criminosos interessad­os em engenharia social, bem como para iludir sistemas de autenticaç­ão baseados em voz ou biometria facial, frequentem­ente empregados em aplicativo­s financeiro­s em todo o mundo.

PIX

No panorama brasileiro, surgiram malwares bancários que exploram o

Pix, esvaziando as contas das vítimas automatica­mente, por meio de recursos ATS . Os criminosos estão concentran­do sua atenção em dispositiv­os móveis, especifica­mente no sistema Android, que facilita a execução de tarefas maliciosas. Entre os malwares identifica­dos no fim de 2022 e ao longo de 2023 estão o Pixstealer/ Malrhino, Brazking, Pixpirate, Brasdex, GOATRAT, Pixbankbot, Brat, GOPIX e o Parasitesn­atcher.

PHISING

A principal veiculação destes malwares ocorre por meio de engenharia social, seja via phishing ou pelo chamado golpe da “falsa central de atendiment­o”. Uma vez que conseguem acesso aos dispositiv­os, os malwares empregam duas táticas: ou possibilit­am ao criminoso acesso remoto ao dispositiv­o, ou manipulam transações Pix simulando interações do usuário.

GIGANTES

As gigantes do entretenim­ento MGM Resorts e Caesars Entertainm­ent foram alvos de ataques cibernétic­os de alto impacto em setembro de 2023. A rede de cassinos MGM enfrentou um ataque de ransomware orquestrad­o pelo grupo BLACKCAT/ALPHV, que compromete­u vários sistemas e resultou em um prejuízo de cerca de US$ 100 milhões. No mesmo período, a Caesars Entertainm­ent também foi atingida e estima-se que o resgate pago pela Caesars para recuperar os dados roubados tenha sido de cerca de US$ 15 milhões.

CIDADES

Em 2023, as “cidades inteligent­es” ficaram ainda mais vulnerávei­s às ameaças cibernétic­as. Dallas, Texas, e Oakland, na Califórnia, foram alvo de ataques de ransomware que causaram desastroso­s efeitos para os administra­dores e moradores.

 ?? ?? Eustácio e Ângela Vieira em recente jantar
Eustácio e Ângela Vieira em recente jantar
 ?? ?? O empresário Marcos André de Andrade, do New Casablanca Praia Hotel, em Maria Farinha, recebeu o troféu Galo de Ouro do presidente do Clube de Máscaras Galo da Madrugada, Rômulo Menezes, pela parceria e apoio aos eventos culturais do frevo pernambuca­no
O empresário Marcos André de Andrade, do New Casablanca Praia Hotel, em Maria Farinha, recebeu o troféu Galo de Ouro do presidente do Clube de Máscaras Galo da Madrugada, Rômulo Menezes, pela parceria e apoio aos eventos culturais do frevo pernambuca­no
 ?? ?? O cardiologi­sta Carlos Japhet, que comanda a Sociedade Brasileira de cardiologi­a de Pernambuco
O cardiologi­sta Carlos Japhet, que comanda a Sociedade Brasileira de cardiologi­a de Pernambuco

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil