Jornal do Commercio

‘Hoje, as pessoas veem a história do Restart com mais respeito’

Em entrevista ao JC, Pe Lanza fala sobre a volta a ‘banda colorida’ aos palcos com a turnê ‘Pra Você Lembrar’, que chega ao Recife: ‘As críticas atrapalhar­am, mas, hoje em dia, existe outro gênero sendo criticado. Vai ser sempre assim’

- EMANNUEL BENTO

Abanda Restart é uma daquelas que marcaram geração na mesma intensidad­e com que dividiram a opinião do público. Há 17 anos, o grupo integrou a tendência do emocore no Brasil, mas dando um tom nas roupas (eram “os coloridos”) e mais positivida­de nas letras. Embarcando na onda nostálgica de turnês, eles voltaram aos palcos em outubro de 2023, com o projeto “Pra Você Lembrar”.

VOLTA DOS SHOWS

É a primeira vez que Pe Lu (vocais e guitarra), Pe Lanza (vocais e baixo), Thomas (bateria) e Koba (vocais e guitarra) se reúnem para shows desde o encerramen­to, em 2015. A agenda chega ao Recife neste sábado (20), no Classic Hall, em Olinda. “Deixamos os fãs órfãos de uma despedida digna. Precisávam­os desse respeito, dessa pausa criativa. Agora, estamos dando um presente a eles”, diz Pedro Gabriel

Lanza Reis, o Pe Lanza, ao JC.

“O fato de termos nos unido despertou uma onda criativa. Mas, sendo bem honesto, não temos essa pretensão de lançar nenhum single novo”, diz, sobre a possibilid­ade de novos lançamento­s. “Eu posso dizer que quando somos artistas, tudo começa a fluir e acontecer muito rápido. Deixo sempre aberta a possibilid­ade, pois sempre fomos muito juntos, criativos, arrojados e pensamos em coisas diferentes.”

‘HOJE EM DIA, EXISTE OUTRO GÊNERO SENDO CRITICADO’

Olhando em retrospect­o, o vocalista reconhece que as críticas sempre fizeram parte do cotidiano e da trajetória da banda. “O emo foi estigmatiz­ado, principalm­ente depois de uma matéria do Fantástico que associou tudo à franjas, depressão, olhos pintados. Isso era chocante para muita gente naquela época.”

CARREIRA

“As críticas atrapalhar­am, mas, hoje em dia, existe outro gênero sendo criticado. Vai ser sempre assim. O que está sendo novidade vira um alvo maior. Enfim, acho que hoje em dia as pessoas veem a nossa história com mais respeito. Seguimos não agradando todo mundo. Mas, acho que as pessoas têm a história do Restart, no nosso nicho de público, com mais respeito.”

Para o cantor, o calor dos fãs ainda na atualidade pode deixar um exemplo para as novas gerações. “O amor, a saudade, a energia e a felicidade que eles têm, por tudo o que viveram, vai ser essencial para novos artistas de novos segmentos. Que eles surjam, aconteçam. Fomos um baita sucesso, isso inspira novos artistas a criarem e fazerem acontecer

no futuro.”

‘AMADURECIM­ENTO MUSICAL’

Apesar de serem adolescent­es na época do lançamento dos principais sucessos, Pe Lanza diz que as músicas ainda soam maduras para o grupo. “Fizemos tudo com muito empenho e verdade, para que as coisas acontecess­em. As histórias permanecem sendo muito sinceras. A gente vai fazer 50 anos e levar isso consigo. Acho que tornou-se atemporal, que atravessa o tempo.”

“Algo que está diferente é a maneira com que cantamos, não temos a mesma voz que tínhamos com 17 anos. Isso foi legal, um amadurecim­ento musical. Também tentamos trazer novos arranjos, mas próximos do original. As pessoas conhecem as músicas, os novos elementos fizeram com que as músicas se tornassem mais sólidas e maduras de uma maneira geral.”

Já o repertório é dividido em blocos, passeando pelos subgêneros trabalhado­s pelo grupo ao longo dos álbuns. “Tem a parte mais emocional, tem o acústico e uma outra parte mais intimista. Quem curtiu e também quem não conheceu tanto, não se aprofundou tanto, vai ter um parâmetro mais geral. Para preparar o set list, fomos para uma fazenda super legal, estávamos em uma inversão criativa muito boa. Resultou no que era comum de nós quatro.”

SERVIÇO

Restart - Turnê “Pra Você Lembrar” no Classic Hall

•Data: neste sábado (20), a partir das 20h

•Onde: Classic Hall (Av. Gov. Agamenon Magalhães, S/N - Salgadinho, Olinda - PE)

•Quanto: a partir de R$ 65, à venda na bilheteria do Classic Hall ou online pelo site da Ticket360

 ?? ?? Banda Restart
Banda Restart

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil