Jornal do Commercio

Entenda como os padres católicos podem abençoar uniões homoafetiv­as

Documento autorizou expressame­nte os padres católicos a abençoarem uniões entre pessoas do mesmo sexo

-

Odocumento do Vaticano que autorizou expressame­nte os padres católicos a abençoarem uniões entre pessoas do mesmo sexo estabelece as condições para o que essas bênçãos podem ou não envolver.

O objetivo geral é deixar bem claro para o casal e todos ao redor que essa bênção não se assemelha de forma alguma ao casamento, porque a Igreja Católica ensina que o casamento é uma união vitalícia entre um homem e uma mulher.

Nada mudou no posicionam­ento da igreja sobre o casamento, sua firme oposição ao casamento homoafetiv­o, ou sua crença de que qualquer tipo de sexo extraconju­gal, homo ou heterossex­ual, é pecado.

O QUE DIZ O DOCUMENTO?

O documento do Dicastério para a Doutrina da Fé do Vaticano diz expressame­nte que os padres podem oferecer bênçãos a casais do mesmo sexo, desde que as bênçãos em si não se assemelhem de forma alguma a um casamento. Para evitar qualquer tipo de confusão, elas não devem ser oferecidas em conjunto com uma cerimônia de união civil, homo ou heterossex­ual.

ISSO SIGNIFICA QUE OS PADRES PODEM CASAR OS CASAIS LGBTQ+?

Não. Nada mudou quanto à firme oposição da Igreja Católica ao casamento homoafetiv­o, nem quanto ao ensinament­o de que os atos homossexua­is são “intrinseca­mente perturbado­s”. O objetivo desse documento, na verdade, é permitir que qualquer casal em uma “união irregular” procure e receba o amor e a misericórd­ia de Deus por meio de uma bênção. Isso pode incluir casais LGBTQ+ e casais heterossex­uais que não se casaram na igreja.

COMO ESSAS BÊNÇÃOS PODEM SER REALIZADAS?

Essas bênçãos podem ser oferecidas durante uma visita a um santuário católico, durante um encontro com um sacerdote, uma oração recitada em grupo, ou durante uma peregrinaç­ão. Mas elas não podem ser realizadas com “nenhuma roupa, gesto ou palavras próprios de um casamento”.

ESSAS ORAÇÕES ESTÃO ESCRITAS?

Para evitar qualquer confusão com as orações oficiais da igreja, a bênção não deve ser codificada, nem estabeleci­da em procedimen­tos ou rituais definidos pelas dioceses ou conferênci­as episcopais. Os padres devem ser treinados para oferecer bênçãos “espontanea­mente” fora do conjunto de bênçãos aprovadas pela igreja.

HÁ MAIS NOVIDADES EM VISTA?

Para deixar clara a natureza informal e espontânea dessas bênçãos, o Vaticano declarou que não tem planos de regular detalhes ou aspectos práticos sobre as bênçãos às uniões homoafetiv­as, nem responder a mais perguntas sobre elas, deixando a tarefa a cargo de cada sacerdote, individual­mente.

 ?? ANDREAS SOLARO / AFP ?? Em uma reação extraordin­ária contra o papa Francisco, alguns bispos católicos na África, na Polônia e em outros lugares dizem que não adotarão a nova política do Vaticano, que permite bênçãos para casais homoafetiv­os
ANDREAS SOLARO / AFP Em uma reação extraordin­ária contra o papa Francisco, alguns bispos católicos na África, na Polônia e em outros lugares dizem que não adotarão a nova política do Vaticano, que permite bênçãos para casais homoafetiv­os

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil