Home Theater e Casa Digital

MAIS UM FUTURO CHEGANDO

-

Como já se tornou hábito, começamos o ano tentando antecipar quais inovações iremos conhecer nos próximos doze meses. E, claro, quais delas de fato afetarão a vida das pessoas. Vamos para o 28º ano da HOME THEATER, e nesse período já testemunha­mos muitos produtos "revolucion­ários" que fracassara­m.

Embora o termo early adopters tenha sido inventado nos EUA na década de 60, conheço muito brasileiro que honra o apelido, estressand­ose para ser o primeiro a comprar (e mostrar aos amigos, claro) tudo que aparece. Não duvido também que, na era da tradução à la Google, alguém por aí já não tenha traduzido a expressão como “adotadores precoces”, ou algo assim.

Mas, vocês sabem, é muito em função desse usuário que atua a indústria da mídia e do entretenim­ento, na qual hoje se insere a maior parte dos fabricante­s de equipament­os. E, para quem não sabe, existem até blogs especialis­tas em “adivinhar” lançamento­s, com textos sobre, por exemplo, “o que gostaríamo­s de ver no próximo iphone”.

Não é o caso aqui. A história ensina que a maior parte dos produtos que fazem sucesso num determinad­o ano foi lançada dois ou três anos antes. É o tempo médio que a indústria leva para concluir que tal item emplacou ou que pode ser descontinu­ado. Alguém há de lembrar que a Inteligênc­ia Generativa – da qual o exemplo mais conhecido é o CHATGPT – quebrou esse paradigma ao se tornar sucesso instantâne­o, no início de 2023. Não corremos o “risco” de ser atropelado­s por outro fenômeno similar? Sim, mas seria o chamado ponto fora da curva.

Outro ensinament­o da história da tecnologia é que o, digamos, estresse pela inovação imita as ondas do mar – vai e volta de tempos em tempos e, na prática, pouca coisa muda. Todo mundo precisa acordar cedo para trabalhar no dia seguinte, os fabricante­s precisam vender... e nós aqui, como mídia especializ­ada, não temos o direito de cair na euforia.

De concreto, podemos afirmar que 2024 será para nós um ano cheio de atividades, começando com a cobertura da CES de Las Vegas, na segunda semana de janeiro, pelo hometheate­r.com.br, em nossas mídias sociais e, claro, na próxima edição da revista.

Já em fevereiro, voltaremos a uma atividade que nos é cara e que vinha sendo rotineira até o choque da pandemia: a promoção de eventos para os profission­ais do mercado de áudio, vídeo e automação (para ver os detalhes, ande 3 páginas).

Certamente teremos outras novidades ao longo do ano, apostando na busca do conhecimen­to e nos vários meios de compartilh­ar o que aprendemos durante a caminhada.

A todos, um ótimo 2024!

 ?? ?? CAPA: Na primeira edição do ano, um viva à criativida­de que, com auxílio da tecnologia, transforma casas e apartament­os pelo país afora. FOTO: SUÉLEN MAGALHÃES. DESIGN GRÁFICO: ALEXANDRE FICHTLER
EDIÇÃO 332 - JANEIRO/2024
CAPA: Na primeira edição do ano, um viva à criativida­de que, com auxílio da tecnologia, transforma casas e apartament­os pelo país afora. FOTO: SUÉLEN MAGALHÃES. DESIGN GRÁFICO: ALEXANDRE FICHTLER EDIÇÃO 332 - JANEIRO/2024

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil