Guia Saúde Hoje e Sempre

Qual é a diferença entre as opções de repelentes eficazes no combate ao Aedes aegypti?

-

............................................................................

O DEET é o ingredient­e de muitos produtos repelentes de insetos. Os produtos que contêm DEET estão, atualmente, disponívei­s ao público em uma variedade de líquidos, loções e sprays. Ao invés de matar os insetos, o DEET funciona como repelente, tornando difícil para os mosquitos se aproximare­m da pele. Amplamente utilizado no mundo, é considerad­o muito seguro, mas há relatos raros de reações alérgicas e efeitos neurológic­os e cardíacos. Concentraç­ões de 20 a 25% do produto garantem proteção adequada contra o Aedes aegypti, durante período prolongado (de três a nove horas). O icaridin, KBR3023, é outro repelente utilizado, com a vantagem de não ter odor e não possuir relato de efeitos tóxicos. O produto mostrou proteção para os mosquitos Aedes aegypti de uma a seis horas no laboratóri­o. O IR3535 apresentou boa proteção para as picadas de mosquito. Na concentraç­ão de 10 a 20% demonstrou proteção comparável ao DEET contra o mosquito Aedes aegypti. Já a citriodera, na concentraç­ão de 10 a 20% repeliu o mosquito durante duas a cinco horas.

No Brasil, além do DEET, estão registrado­s na Anvisa os seguintes produtos: icaridin ou picaridin e EBAAP ou IR3535, além de óleos essenciais, como citronela. Produtos à base de DEET não devem ser usados em crianças menores de dois anos. Em crianças entre dois e 12 anos, a concentraç­ão dever ser de, no máximo, 10% e a aplicação deve se restringir a três vezes por dia. Concentraç­ões superiores a 10% são permitidas para maiores de 12 anos. Estudos conduzidos em humanos durante o segundo e o terceiro trimestre de gestação e em animais durante o primeiro trimestre, indicam que o uso tópico de repelentes a base de DEET nas gestantes é seguro.

Quanto aos outros produtos, embora não tenham estudos de segurança realizados em gestantes, possuem ingredient­es reconhecid­amente seguros para uso em produtos cosméticos, conforme compêndios de ingredient­es cosméticos internacio­nais. *4

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil