Decoração e Estilo Festas

SOL E VINHO!

-

QUE TAL UM VINHO PARA REFRESCAR AS FESTAS DURANTE O VERÃO?

O calor não é desculpa para eliminar o vinho das festas. Aprenda com o enólogo Arlindo Menoncin a fazer a escolha certa e garantir uma carta de bebidas de sucesso para o seu evento

Sim, a bebida é também uma ótima pedida para eventos realizados até nos climas mais quentes. O enólogo e sommelier Arlindo Menoncin, do Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho), explica que é um equívoco pensar que o vinho é uma bebida a ser consumida apenas nas estações frias. “Podemos degustá-los em todas as épocas do ano e em qualquer local do mundo”, afirma.

E as opções são muitas para o calor. “Todos os estilos podem ser consumidos. Para vinhos tintos, os mais leves, produzidos com as variedades Pinot Noir, Gamay e algumas variedades de Merlot”, indica Menoncin. Os mais refrescant­es são os suaves, frescos e com boa acidez e equilíbrio, como os espumantes elaborados pelo método charmat (processo de fabricação pelo qual a bebida é submetida à segunda fermentaçã­o em tanques de aço inoxidável, em vez de ser fermentada na própria garrafa) e variedades como Riesling e Sauvignon Blanc.

Para quem pretende servir um bom vinho em uma festa realizada no verão, o enólogo sugere também os Gewürztram­iner, moscatos, rosé e espumantes Brut. Uma excelente escolha seria um bom rótulo branco, um pouco mais encorpado, com passagem por barrica de carvalho.

Na hora se servir, os cuidados em relação à temperatur­a correta de serviço – diferente para cada tipo – devem ser rigorosos. Tintos devem ser consumidos entre 14 e 18º C, rosés entre 10 e 12º C, brancos entre 6 e 10ºC e espumantes entre 4 e 6º C.

A conservaçã­o é outro requisito fundamenta­l para a bebida não perder as qualidades. “Como qualquer outro vinho, o armazename­nto deve ser feito na posição horizontal, à temperatur­a entre 15 e 18º C, em local com pouca iluminação, pouca vibração e umidade por volta dos 80%”, explica Arlindo Menoncin. ibravin.org.br menoncin@ibravin.org.br

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil