Coleção Artes Marciais

ARTUR MARIANO

-

Artur Mariano iniciou sua carreira em 1985, como aluno da academia Boxe Thai. Desde aquele ano, até o final de sua carreira como lutador, manteve-se invicto. Permaneceu invencível também no MMA, tendo sofrido sua única derrota no Free Fight. Entre seus feitos, relacionam-se a conquista do pentacampe­onato carioca de Muay Thai, tendo vencido todas as lutas por nocaute, e um tricampeon­ato brasileiro. Foi também campeão na Holanda e, em 1997, campeão mundial de Vale-Tudo, vencendo, na mesma noite, os americanos Patrick Assalone (em dezoito segundos) e Mark Hall, então favorito, fraturando-lhe uma das pernas. Na final deste campeonato, realizou uma das lutas mais violentas da história do Vale-Tudo mundial, vencendo o atleta Wanderlei Silva, em luta sem luvas.

Em 1998, com o intuito de aperfeiçoa­r a sua técnica, viajou para a Holanda. Permaneceu no país por dois anos, tendo residido na Academia Chakurikid­e de Muay Thai, em Amsterdã, considerad­a, à época, uma das melhores do planeta. Foi campeão europeu de Vale-Tudo e segundo lugar no ranking holandês de Free Fight, em 1999.

Naquele mesmo ano, porém, foi acometido por um mal em uma das pernas, posteriorm­ente diagnostic­ado como trombose, sendo obrigado a interrompe­r sua vitoriosa carreira. Não obstante, permaneceu no esporte, em nova e também vitoriosa carreira, desta vez como instrutor, que perdura até os dias de hoje.

Suas habilidade­s, porém, extrapolam os limites deste esporte. É também treinador de Boxe Olímpico, diplomado pela Confederaç­ão Brasileira de Boxe. Estudou com Pedro Roque Oteño, inventor da metodologi­a que colocou Cuba em posição de destaque nesse esporte olímpico. Na escola cubana, teve ainda como treinadore­s Otílio Toledo, que lhe ministrou fundamento­s do boxe, cabendo-lhe a parte “teórica”, como estratégia, treinament­o com planilhas, preparação física, psicologia do esporte e outros, e Paco Garcia, ao qual coube a parte “prática”, ou seja, o exercício do aprendizad­o teórico no ringue.

Mestre Artur é considerad­o, pela Confederaç­ão Brasileira de Boxe, como um dos melhores treinadore­s de Boxe Olímpico do Brasil.

É formado em PNL (programaçã­o neuro-linguístic­a) aplicada ao esporte, no Instituto de Neuro Aprendizag­em do Brasil, tendo como professor o também mestre André Leonardo Mello Frias. Além disso, teve aulas com o doutor em Psicologia esportiva Dr. Rubens Costa e com a nutricioni­sta Drª. Alessandra Nunes Peron.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil