Ana Maria

Movimentos friamente calculados

-

A gente usa e abusa dos joelhos o tempo todo, mesmo sem perceber. Para evitar complicaçõ­es futuras na região, é importante mover-se com consciênci­a, especialme­nte ao realizar movimentos bruscos ou que sobrecarre­guem muito a área. Outras dicas, como evitar ficar acima do peso e deixar de usar salto todo dia, também ajudam bastante. Confira:

Nnão fique agachada com os joelhos dobrados por muito tempo. Professora­s do ensino infantil, por exemplo, costumam ficar bastante nessa posição. Sempre que der, evite, pois isso pode causar problemas no menisco – cartilagem presente no meio dos joelhos. O melhor é sentar no chão quando precisar ficar muito abaixada. Assim você não força tanto essa parte do corpo.

Nnão use salto alto todo dia. Além de dobrar a carga que os joelhos recebem, ele causa o encurtamen­to da musculatur­a das panturrilh­as e enfraquece a musculatur­a das pernas. Dê um descanso a eles de vez em quando. As anabelas são boas alternativ­as!

Nsabe quando estamos cozinhando e precisamos checar o que as crianças andam fazendo atrás da gente? Nesse caso, é comum darmos uma giradinha no corpo com os pés voltados pra frente. Isso faz um mal danado para os joelhos! Quando precisar se virar, faça o movimento com o corpo inteiro, não apenas com o tronco, ok?

Nevite descer ladeiras. As brecadas constantes agridem as articulaçõ­es.

Ntomar sol (com moderação) também faz muito bem!

Isso porque os raios solares são vitais para a produção de vitamina D, nutriente que transporta cálcio até os ossos, deixando-os mais firmes.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil